Entenda um pouco sobre SOPA e PIPA e suas consequências


Imagine você acordar, ligar sua câmera pronto para fazer um vídeo, vlog, música, o que

será mais ou menos assim que vai acontecer.

seja, ai você termina seu trabalho e manda ele pro youtube. Depois de um tempo, o youtube olha pra você e grita: “No soup for you!” (fãs de Seinfeld entenderão). É isso que irá acontecer caso o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect-IP Act) sejam aprovados no congresso estadounidense. Criados por Lamar S. Smith nos EUA, essas duas leis têm como intuito bloquear qualquer forma de conteúdo na internet que contenha algum tipo de copyright, seja ela uma foto, música, vídeo, enfim, tudo na internet basicamente seria bloqueado. Você não poderá mais entrar no 9gag e colocar uma nova tirinha (como na foto ao lado), você não poderá entrar no youtube e postar seu vídeo tocando alguma música e também poderá até ter suas discussões bloqueadas no Facebook. Tudo que tenha alguma forma de conteúdo não poderá ser divulgado pela internet. Pra piorar, se seu vídeo ou foto não for removido, o site pode ser tirado do ar. Sim meus caros Veras, se o youtube não policiar seus usuários, ele pode ser fechado, junto com Facebook, Wikipedia e outros. Para vocês terem uma ideia do quão sem sentido é essa lei, tenho um exemplo pra vocês: Se vocês fizerem o upload de uma música do Michael Jackson, vocês poderão pegar até 5 anos de prisão, um a mais do que o médico que matou o rei do pop.

SOPA bloquearia meu post já que estou pegando uma imagem do 9GAG.

Google e Facebook já avisaram que se estas leis forem aprovadas, fecharão todos seus serviços, mesmo que por um tempo limitado. Na prática, o PIPA quer bloquear todo e qualquer site que distribua conteúdo midiático ilegal ou qualquer outro vinculado a estes sites via bloqueio de DNS (mesmo estilo de censura da China e Irã). Um exemplo de site que poderia ser fechado é o Google, já que ele agrega em seu banco de dados sites de file-sharing como Megaupload e 4shared ou então anúncios publicitários de produtos que infringem copyright.


Se essas leis já existissem há algum tempo, Twitter, Facebook, Youtube e 4chan provavelmente nem existiriam. Sites como Wikipedia, o site oficial do Mozilla Firefox, 4chan, 9gag e o site oficial do Minecraft estão em protesto contra estas duas leis. Outra pessoa que já se posicionou contra SOPA foi Barack Obama (yes, we can stop SOPA!). O presidente norte-americano disse claramente em um comunicado há alguns dias que não apoia estes dois atos. Estou citando tudo isso para mostrar a vocês a monstruosidade que estas leis podem fazer com a itnernet.

Se em 2011 a resvita Time nomeou o Protestante como a figura mais marcante do ano, devemos honrar esse título e mostrar que estes ideais não ficaram apenas no ano passado. A lei pode sim ser apenas norte-americana, mas lembrem-se a internet é de todos. Não deixemos que dominem um lugar tão vasto como a internet, seja contra SOPA e PIPA, passe a mensagem para outras pessoas, vamos fazer com que todos saibam o que estão querendo fazer com a liberdade de expressão online.

É isso ai meus caros Veras, sei que os posts de política são da Renata mas não pude deixar passar isto, espero que tenham gostado. Até logo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s