Dica da semana: Donnie Darko


Bom dia, queridos Veras, hoje como de costume vou soltar a dica da semana (EBA \o/). E como eu sempre dei uns filmes facinhos pra vocês, vou lançar um desafio. Um filme em que vocês provavelmente vão sair sem entender NADA.

Não estou menosprezando ninguém, longe disso, eu mesmo saí do filme pensando “mas o que? por que? como? onde? quando? quem?”. É, bicho, o lead completinho bem na minha frente, a diferença é que quando eu pego um lead eu tento extrair todas essas informações pra fazer um bom texto. Mas em Donnie Darko isso é simplesmente impossível.

E por que diabos você iria assistir um filme em que não se entende nada? Simples, por três motivos bem simples: O primeiro é que esse filme é referência para milhares de outros filmes que você pode ver mais pra frente, e vão fazer muito mais sentido se você tiver assistido a esse. O segundo é o elenco, que é simplesmente de peso. Nele a gente vai ver Drew Barrymore (As Panteras, E.T.), o falecido em 2009 Patrick Swayze (Ghost, Dirty Dancing), Maggie Gyllenhaal (Waterland, Batman – The Dark Knight), Noah Wyle (E.R.), Jena Malone ( Sucker Punch ), e, para a alegria das moçoilas de plantão, o filme é estrelado por Jake Gyllenhaal (Brokeback Mountain, Zodíaco) e ainda contém umas pontas com – PASMEM! – Ashley Tisdale (High School Musical) – veja a cena no vídeo abaixo – e Seth Rogen (Super Bad). UFA, cansei! E o terceiro motivo, que para mim é o mais legal, é que o simples fato de você não ter um final explícito e mastigado, faz com que você tenha que pensar, arriscar, e até discutir com os amigos (lembro que quando assisti, todos meus amigos se olharam enquanto subiam os créditos e eu falei “ok, primeira teoria?”).

Quero deixar bem claro, que só porque o filme é confuso não quer dizer que ele seja sem sentido, muito pelo contrário, o filme dirigido por Richard Kelly tem seu sentido e sua história muito bem montadas, a dificuldade está justamente em entender tudo isso.

Mas vamos à história. Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um adolescente que vive em 1998. Um dia, no meio da madrugada, Donnie sonha com um Homem-coelho-demoníaco (não, eu não estou zuando), e esse coelho diz que o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Enquanto eles estão batendo esse papo, uma turbina de avião cai dentro do quarto dele. O garoto acorda na manhã seguinte no meio de um campo de golf, e quando chega em casa, a turbina que havia visto em seu sonho relamente estava no meio do seu quarto, mais do que isso, os aeroportos não conseguem identificar de onde veio aquela turbina (ela parece ter surgido simplesmente do nada, bem acima do quarto do jovem Darko). Depois disso a coisa complica de vez, Donnie se apaixona, é levado ao psiquiatra, continua vendo o coelho, e as bizarrices vão acontecendo num ritmo frenético (só pra você ter noção, predestinação e viagens no tempo são coisas fundamentais na trama). Mas o final é super válido e conspiratório o bastante para fazer o filme, que foi um verdadeiro fracasso de bilheteria, se tornar um daqueles cults aclamados pela crítica.

Minha dica é que assistam Donnie Darko, mas assistam com calma, pois as respostas de todas as perguntas estão no filme, nos detalhes, nas conversas abertas, e nesses pequenos gracejos minimalistas que todo diretor pirado adora. Entendam cinema como arte, como um lugar onde você tem que aplicar seu tempo para apreciar. Cinema bom é como um restaurante cinco estrelas, enquanto os pastelões são meros fast-foods. E esse tempinho que você separa para a sétima arte sempre tem seu retorno, seja numa conversa onde você está sem assunto, numa matéria chata onde você tem que relacionar o conteúdo com algo, ou mesmo por pura gratificação pessoal. Donnie Darko é dificil? Sem dúvida, mas vai lhe trazer algo em troca, se você o assistir com o carinho e a paciência necessárias? Eu não sei, mas que trouxe para mim, eu posso lhe garantir😉

Uma resposta em “Dica da semana: Donnie Darko

Deixe uma resposta

