Game Music: A peça principal da magia dos games


Eu, assim como todo nerd, sempre fui fascinado por games, desde pequenininho mesmo. Super Mario World fazia meus olhos brilharem. Zelda me deixava hipnotizado. Imagina minha reação ao Ver Metal Gear Solid pela primeira vez! Tudo aquilo sempre me levava para outros mundos, completamente diferentes, fazia eu me desligar de tudo e todos. Essa é a magia dos games (até hoje, o meu maior critério pra saber se um jogo é bom ou não, é ver a imersão que ele me causa, a capacidade que ele tem de me levar para aquele universo sem ter a vontade de voltar). Nunca entendi direito o que fazia isso comigo, se eram os gráficos, a jogabilidade, a história, o tema do jogo, eu nunca descobri o que fazia eu me sentir daquele jeito. Até que um dia eu percebi que não era nada visível, muito menos o modo de jogar mas sim a MÚSICA.

A música de um game é parte integrante de um jogo, assim como um filme sem sua trilha sonora não faria sentido, um jogo não tem toda sua magia sem uma boa música. A música liga todos os aspectos restantes de um game. É ela que te dá essa ambientação no universo do game. Não faria sentido invadir a casa de Fidel Castro em Call of Duty: Black Ops ouvindo música clássica. Uma cena tensa necessita de uma música tensa. Certos games têm trilhas sonoras tão geniais que às vezes até me assusto quando começo a cantarolar algumas delas. Pode parecer estranho agora, mas tenho certeza que quando você ouve o celular do seu amigo nerd tocar o tema de Super Mario Bros., eu duvido você não ficar com a música na cabeça.

Ao longo dos anos, a qualidade de som e o amadurecimento dos games trouxeram grandes pérolas, como a trilha sonora da série “Metal Gear Solid”. As músicas de games saíram de seu mundinho e viraram um estilo de música conhecido pelo nome mais óbvio: Game Music.

O cenário da Game Music vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Temos no Brasil uma belíssima banda de Game Music chamada Megadriver (www.megadriver.com.br). Eles pegam as músicas de jogos como Sonic, Casttlevania e Top Gear e fazem uma versão mais pesada dessas músicas.

]

Para vocês, meus caros Veras, terem noção do quanto a Game Music é importante, a Orquestra do Video Games Live (www.videogameslive.com) corre o mundo tocando musica clássicas de games como Super Mario, The Legend of Zelda, Halo, Warcraft, Bioshock entre muitos outros. O Video Games Live voltará ao Brasil esse ano provavelmente no começo de outubro.


E para terminar com chave de ouro este meu post, coloco aqui a melhor de todas as músicas de games. Uma música que provavelmente todos vocês conhecem e que muitos aqui amam.

Depois de todas essas músicas vocês vão mesmo me dizer que games não são uma forma de arte?

E é isso por hoje meus Veras, espero que tenham gostado de mais um de meus posts nerds!

Deixe uma resposta

