Clássicos na televisão


Séries de televisão são o amor de muita gente por aí, o vício de uns, a compania nos dias solitários de outros. Aliás, quem nunca acompanhou um bom seriado? Melhor que novela, fala aí? Ok, mas defesas a parte essas séries costumam arrastar multidões, revelar atores, fazer pensar, rir ou chorar muito. E o que fica pra sempre são mesmo as vinhetas, as sempre grudentas MÚSICAS DE ABERTURA! O Vera separou hoje algumas das mais clássicas – bonitinhas ou assustadoras – aberturas de todos os tempos, contando a historinha que você (leia-se eu) sempre quis saber por trás de cada uma delas.

Como não começar com Friends? A série mais amada e reprisada de todas! Sua música de abertura, I’ll Be There For You, fica na cabeça e lembra na hora a história dos 6 amigos de New York. A banda por trás é The Rembrandts, dulpa de velhinhos simpáticos que surgiram em 1989. A música saiu no terceiro álbum da banda e não foi composta para o seriado. Aliás, foi a dupla que se beneficiou com o grande sucesso da série e estourou o número de vendas do seu trabalho. De qualquer forma, a música bonitinha ajudou a eternizar essa série sensacional. Vai aí um vídeo (lindo) dos caras tocando, ofuscados pela simpatia dos Friends, haha.

Tensão no ar. Arquivo-X: série loucassa dos anos 90, de ficção científica, cheia de ETs e fantasmas e tudo. Sentiu minha tensão? Não. Enfim, a abertura foi composta por Mark Snow, um cara que faz isso da vida mesmo, compõe para filmes e televisão, o mais foda no ramo. Ele conseguiu juntar toda essa tensão aí que eu não consegui e compôs em 1993 o tema. Mais que um tema, a música se tornou clichê de suspense e horror, sensacional. Se você nunca ouvir falar na série, tenho certeza que já ouviu essa música em algum vídeozinho de terror. Lá vai o cara regendo uma orquestra:

Agora uma atual, comédia sem tensão nenhuma, só muita intelectualidade. The Big Bang Theory tem um dos temas mais divertidos e criativos dos últimos tempos e não é por acaso. A banda é Barenaked Ladies, um grupo engraçadinho formado em 1988 que faz humor e improvisações de rap durante seus shows. Em 2007 eles compuseram e gravaram a música especialmente para a série (para quem mais a letra faria sentido além de Sheldon e compania?). E eles gostaram, usaram todo seu repertório piadista para cantá-la ao vivo, como você vê mais abaixo. A banda também compôs a trilha sonora para Os Sete Monstrinhos, série de desenho animado que passava na Cultura, talvez você lembre.

Outra atual e bonitinha é The OC. A música jovem e quase acústica combina perfeitamente com o clima da série e a história de seu protagonista. Phantom Planet, é a banda, California é a música, que tornou-se quase um hino californiano graças à série. É outro caso raro de música que não foi feita pro seriado, mas sim usada por ele. Aliás, várias músicas dos Phantoms foram usadas em comerciais nos EUA, quase um jigle-writer. A banda do bonitão Alex Greenwald entrou num hiato recentemente e está fora de atividade.

Então é, são bandas, são músicos sortudos que trabalham pesado há tantos anos e conseguem um sucesso repentino de UMA de suas várias músicas graças à televisão e às séries, histórias que conseguem viciar pessoas ao redor do mundo por alguns anos, e deixá-los órfãos quando acabam. E grande parte desse sucesso as séries também devem à música e às bandas. Irônico, não?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s