0800-Ukulele


Você é um músico entediado que já conhece todos os instrumentos e tá cansado de tocar Come As You Are na guitarra e Imagine no teclado? Você é um aspirante a músico que queria muito aprender a tocar violão mas acha muito difícil para sua pobre cabeça? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Acaba de chegar nas pratileiras das lojas brasileiras o Ukulele, um instrumento havaiano simples e bonitinho, comum por lá e que já caiu nas graças dos americanos também.

O meu, hehe.

Pequeno como uma guitarrinha de plástico (quando eu recebi o meu pelo correio realmente achei que fosse, tipo uma pegadinha do site que eu comprei), o instrumento de madeira tem 4 cordas e se assemelha a um cavaquinho, mais conhecido aqui no Brasil. A diferença básica são suas cordas de nylon e sua afinação padrão: G C E A. Pra quem já toca, a única dificuldade vai ser acertar a posição dos denos nas casas minúsculas, mas os acordes e suas variações são muito simples e qualquer um aprende rápido.

O Jimi Hendrix do Ukulele pode assustar vocês, mas o cara é foda. Israel Kamakawiwo, havaiano puro, fazia música de raízes mesmo, e em seu trabalho de mais sucesso também fez belíssimas regravações como Somewhere Over the Rainbow e What a Wonderful World, que você vê no vídeo abaixo. Posto também as cifras que ele usa para quem se interessar. Israel morreu muito jovem devido a problemas causados pela sua obesidade mórbida… é.

e a cifra.

Quem soube usar o pequeno instrumento muito bem e ajudou a popularizá-lo mundialmente foi George Harrison, que o utilizou em várias faixas de seu álbum póstumo “Brainwashed”. Mais recentemente, o charmoso lindão amado e odiado Eddie Vedder também combinou sua voz inconfundível e dedicou seu segundo álbum solo ao instrumento: “Ukulele Songs”. Agora a banda que eu recomendo nesse post é Beirut. O líder Zach Condon e toda sua orquestra combinam sonoridades do Leste Europeu com a música balcânica e… resumindo: músicas lindas e bem trabalhadas, só precisa um pouco de paciência e começar com o álbum certo. Eu recomendo “The Flyig Club Cup“. Vai aí o vídeo e a cifra de The Penalty.

e a cifra.

O Ukulele virou uma febre na internet de uns anos pra cá, com centenas de meninas bonitinhas postando suas versões bonitinhas no youtube. E foi assim que eu fui seduzido. E isso conquista mesmo, é isso que esse instrumento faz, apaixona as pessoas, permite que você pegue qualquer música e faça uma versão sempre linda e meio praiana. Tá aí a solução pros novatos: aprenda facilmente, escolha uma boa música e conquiste sua amada! COMPRE JÁ O SEU LIGANDO PARA……….. não.

3 respostas em “0800-Ukulele

  1. Vc usou as palavras certas:”vc é um músico entediado que já .(…..) ” é isso mesmo! Eu estava assim e …. comprei um UKULELE MARTIN S1 em San Francisco, CA. Estou apaixonado…. toco até músicas do séc. XVI. Estou MUITO FELIZ!!!!!!!!!!!!!!. LEGAL. Comprem, estudem! O meu Ukulele, “UKE” com fala por ai, fez um mês no dia 12.01.2012. É muito lindo. Eu Eddie Vedder e gostei da informação do “Beirut”
    obs. tenho formação de violão clássico e possuo 7 violões, incluindo um do luthier “João Batista”.

    • Ótimo, Moacyr! Tenho um amigo também com formação de violão clássico e que também usa o Uke dessa maneira, dedilhando e tocando melodias completas. Eu mesmo uso só pra acompanhamentos fáceis, puro entretenimento. Mostre para os seus companheiros de música e volte sempre!

  2. Vc usou as palavras certas:”vc é um músico entediado que já .(…..) ” é isso mesmo! Eu estava assim e …. comprei um UKULELE MARTIN S1 em San Francisco, CA. Estou apaixonado…. toco até músicas do séc. XVI. Estou MUITO FELIZ!!!!!!!!!!!!!!. LEGAL. Comprem, estudem! O meu Ukulele, “UKE” como falam por ai, fez um mês no dia 12.01.2012. É muito lindo. Eu tenho o “Eddie Vedder ” e gostei da informação do “Beirut”
    obs. tenho formação de violão clássico e possuo 7 violões, incluindo um do luthier “João Batista”.

Deixe uma resposta

